POLÍTICA DE PRIVACIDADE

APLICATIVOS ATHENA SAÚDE (HUMANA SAÚDE NORDESTE, HUMANA SAÚDE E SÃO BERNARDO SAMP)

A ATHENA SAÚDE respeita a sua privacidade.

Para isso, toda a informação que você nos forneça será tratada com o mais alto nível de cuidado e segurança, sendo utilizada apenas de acordo com os limites estabelecidos nesta Política de Privacidade e nos Termos e Condições de Uso disponíveis em nossos aplicativos. Assim, você estará ciente e em total acordo com o modo como utilizaremos as suas informações.

O que você precisa saber antes de ler esta Política?

A Athena Saúde Brasil S.A. (“ATHENA SAÚDE”), pessoa jurídica de direito privado, regularmente inscrita no CNPJ sob o nº 26.753.292/0001-27, com sede na Av. Doutora Ruth Cardoso, nº 8501, 18º andar, na cidade de São Paulo, SP, CEP 05.425-070, é a controladora no tratamento dos dados pessoais coletados em seus aplicativos: Humana Saúde Nordeste, Humana Saúde e São Bernardo Samp.

Primeiro, é importante que você saiba que dados pessoais são todas as informações que permitem a sua identificação, como, por exemplo, seu nome, telefone, e-mail, entre outros.

Já o tratamento de dados pessoais é qualquer operação, como a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração, realizada com seus dados pessoais.

A ATHENA SAÚDE poderá coletar as informações inseridas ativamente por você em seus aplicativos dos aplicativos (Humana Saúde Nordeste, Humana Saúde e São Bernardo Samp) ou por meio dos nossos canais de atendimento e, ainda, informações coletadas automaticamente ao utilizar o nossos aplicativos, como, por exemplo, dados atrelados a sua conexão.

Podemos, ainda, coletar suas informações quando você acessa, se cadastra ou solicita informações sobre algum de nossos serviços diretamente nos aplicativos da ATHENA SAÚDE (Humana Saúde Nordeste, Humana Saúde e São Bernardo Samp).

A ATHENA SAÚDE solicita o aceite do usuário?

Antes da instalação dos aplicativos da ATHENA SAÚDE (Humana Saúde Nordeste, Humana Saúde e São Bernardo Samp), a loja informará os recursos do dispositivo aos quais os aplicativos podem solicitar o acesso. Deste modo, o aceite desta informação é obrigatório para a instalação dos aplicativos, contudo cada funcionalidade acessada pela primeira vez no uso dos aplicativos sinalizará a necessidade de aceite do usuário novamente.

A negativa de aceite do usuário não impede o uso dos aplicativos da ATHENA SAÚDE (Humana Saúde Nordeste, Humana Saúde e São Bernardo Samp), mas poderá causar limitação e/ou indisponibilidade de algumas funcionalidades.

Para o acesso a todas as funcionalidades dos aplicativos, será necessário que o usuário conheça e aceite os Termos e Condições de Uso do Aplicativo, que estarão disponíveis após a instalação da ferramenta, visando que o usuário assuma livre e espontaneamente as obrigações vinculadas à utilização dos aplicativos.

Quais dados pessoais coletamos?

A quantidade e o tipo de informações coletadas pela ATHENA SAÚDE podem variar conforme as funcionalidades existentes em nossos aplicativos, dependendo do tipo de interação que você faz com nossos serviços, como segue:

Dados de Contato: são dados oferecidos voluntariamente por você, no momento em que nos aciona por meio de nossos canais de atendimento, como: nome, e-mail, CPF, telefone, cidade, estado, matrícula, dentre outros necessários à sua identificação.

Dados de Identificação: são dados necessários para registrar um identificador único para o dispositivo móvel vinculado à conta do usuário do aplicativo.

Dados de Cadastro: são dados necessários para permitir sua contratação com a ATHENA SAÚDE, tais como, nome completo, CPF, endereço e outros.

Dados de Localização: são dados necessários para identificar distâncias geográficas e ordenar listas de conteúdo por proximidade ao seu disposto móvel.

Dados de Atendimento à Saúde: são todas as informações necessárias para a execução dos serviços prestados pela ATHENA SAÚDE em seus aplicativos dos aplicativos (Humana Saúde Nordeste, Humana Saúde e São Bernardo Samp), como prescrições médicas, receituários, prontuários, laudos médicos, resultados de exames, dentre outros dados que revelem aspectos de sua saúde.

Dados Financeiros: são as suas informações de pagamento, como dados bancários, dados de cartão de crédito, dentre outros.

Dados Biométricos: são os dados correspondentes à impressão digital, facial e/ou outra forma de expressão. Podemos capturar os seus dados biométricos para a finalidade de realizar a validação da sua identificação em atendimentos que venham a ser concretizados por procedimentos desta natureza, incluindo a prevenção de fraudes, execução de contratos ou procedimentos preliminares de contrato.

Ainda, para a utilização dos serviços disponibilizados pelos aplicativos da ATHENA SAÚDE (Humana Saúde Nordeste, Humana Saúde e São Bernardo Samp), poderá ser solicitada a permissão de acesso aos seguintes recursos:

Agenda: para permitir o registro de agendamentos em seu calendário pessoal;

Telefone: para possibilitar a realização de chamadas a partir dos números de contato da rede de atendimento indicada no aplicativo;

Câmera e/ou Fotos/Mídia/Arquivos: para permitir o upload de arquivos provenientes da galeria de imagens ou da câmera de seu dispositivo, bem como o download de documentos.

Para qual finalidade utilizamos os seus dados pessoais?

Os dados e informações coletadas nos nossos aplicativos poderão ser utilizados para as seguintes finalidades:

  1. Atender a finalidade para a qual você forneceu a informação, possibilitando a execução dos serviços contratados por você junto à ATHENA SAÚDE, em toda sua rede de atendimento;
  2. Personalizar e melhorar cada vez mais nossos serviços;
  3. Ampliar seu conhecimento sobre os serviços oferecidos pela ATHENA SAÚDE e que podem ser de seu interesse;
  4. Cumprir com as exigências da legislação e normas setoriais aplicáveis; e
  5. Prevenir a fraude e minimizar perdas financeiras, dentre outros casos que possam fugir ao convencional.

Adicionalmente, as informações coletadas poderão, mediante a coleta prévia de sua autorização, serem utilizadas para fins publicitários da ATHENA SAÚDE e de sua rede credenciada, bem como para o envio de comunicações que sejam de seu interesse. Caso você se sinta incomodado e não deseje receber quaisquer informativos publicitários ou promocionais da ATHENA SAÚDE e de sua rede credenciada, você poderá, a qualquer momento, nos contatar por meio do canal de privacidade descrito ao final desta Política, manifestando a sua oposição.

O que são e como utilizamos a tecnologia cookies?

Os cookies são pequenos arquivos de texto armazenados em seu dispositivo, que contribuem para que o aplicativo funcione de forma mais eficiente, reconhecendo as preferências do usuário, facilitando o uso de suas ferramentas e serviços.

Fique tranquilo, pois para utilização de cookies a ATHENA SAÚDE cientificará você quando do seu primeiro acesso ao aplicativo, possibilitando que você conheça e gerencie os cookies que poderão ser processados enquanto acessa os nossos serviços.  

Importante destacar que os cookies classificados como necessários são essenciais para o normal funcionamento do aplicativo, sendo que a oposição à utilização desta ferramenta poderá levar a direta e imediata inutilização dos serviços de carregamento do aplicativo em seu acesso, tais como: fuso horário, idioma de navegação e coleta de dados em formulários preenchidos pelo usuário.

Com quem compartilhamos os dados pessoais?

Para a operacionalização de seus serviços, a ATHENA SAÚDE pode compartilhar os dados coletados em seu aplicativo com as organizações abaixo descritas, sempre priorizando a privacidade e, se possível, anonimizando suas informações.

Dados métricos: Processamos dados agregados para fins de estatísticas com nossos parceiros, como Google. O compartilhamento destes dados visa melhorar a prestação de serviços e customizar os produtos conforme seus interesses.

Ferramentas de segurança e gerenciamento de recursos: Para garantir que suas informações pessoais estarão protegidas, a ATHENA SAÚDE utiliza ferramentas e interfaces de segurança.

Para resguardar e proteger direitos da ATHENA SAÚDE: Reservamo-nos o direito de acessar, ler, preservar e divulgar quaisquer dados que acreditamos serem necessários para cumprir uma obrigação legal ou uma ordem judicial, bem como para cumprir esta Política de Privacidade.

A ATHENA SAÚDE poderá compartilhar seus dados com autoridades públicas para que cumpramos com a legislação vigente. Caso um juiz ou uma autoridade com competência legal exija que compartilhemos certos dados pessoais para, por exemplo, uma investigação, temos o dever de compartilhar. Somos contra qualquer abuso de autoridade e, caso entendamos que determinada ordem é abusiva, vamos sempre defender a privacidade dos usuários.

Para a prestação de serviços contratados: podemos utilizar serviços prestados por terceiros para fornecer suporte aos recursos oferecidos em nossos aplicativos, como, por exemplo, provedores de serviços que desenvolvem e administram os aplicativos em nome da ATHENA SAÚDE, bem como de serviços de gerenciamento de banco de dados. Fique tranquilo, a ATHENA SAÚDE concede permissão a estes terceiros para usar suas informações pessoais apenas para executar essas tarefas de maneira consistente com esta Política de Privacidade e a legislação aplicável, obrigando-os a não as divulgar ou usá-las para qualquer outra finalidade.

Para os específicos fins acima descritos, a ATHENA SAÚDE pode compartilhar seus dados com parceiros e fornecedores, apenas para as finalidades dos serviços oferecidos e/ou contratados. Nossos fornecedores e parceiros passam por um procedimento de homologação, assumindo obrigações contratuais significativas para garantir a integridade, sigilo e proteção de dados pessoais, com o objetivo de minimizar riscos para os usuários. Os nossos fornecedores e parceiros, conforme o caso e o perfil de contratação de nossos serviços, podem ser:

  1. Fornecedores e prestadores relacionados aos serviços ofertados e/ou contratados;
  2. Hospitais, Clínicas e Laboratórios;
  3. Pessoas jurídicas com vínculo de trabalho com nossos beneficiários;
  4. Empresas coligadas e/ou subsidiárias à ATHENA SAÚDE;
  5. Parceiros comerciais relacionados aos serviços ofertados e/ou contratados.

Caso tenha qualquer dúvida sobre quais são os nossos fornecedores e parceiros, entre em contato conosco por meio do canal de privacidade descrito ao final desta Política, manifestando seu interesse.

Há transferência internacional de dados pessoais?

Os dados pessoais acessados no dos aplicativos da ATHENA SAÚDE (Humana Saúde Nordeste, Humana Saúde e São Bernardo Samp) poderão ser armazenados em empresas responsáveis pela hospedagem das nossas bases de dados. Atualmente, nossa base de dados encontra-se hospedada em Clouds públicas em data centers, cuja sede localiza-se no estado de São Paulo.

Essas transferências envolvem apenas organizações que demonstrem estar em conformidade com as leis de proteção de dados aplicáveis e mantenham um nível de conformidade semelhante ou mais rigoroso do que o previsto na legislação brasileira aplicável. Além disso, a ATHENA SAÚDE exige a pactuação de cláusulas contratuais com alta rigidez aos seus fornecedores, conforme determina a legislação e resoluções aplicáveis.

Caso tenha qualquer dúvida em relação a quais são estas empresas, entre em contato conosco por meio do canal de privacidade descrito ao final desta Política, manifestando seu interesse.

Quais são os direitos dos titulares de dados?

Você é o titular dos seus dados e a legislação brasileira garante o pleno exercício de seus direitos. Para isto, a ATHENA SAÚDE garante ao usuário a possibilidade de apresentar solicitações baseadas nos seguintes direitos:

Caso você requisite algum dos seus direitos, a ATHENA SAÚDE poderá solicitar informações específicas suas para ajudar a confirmar a sua identidade e garantir a segurança e a privacidade dos seus dados pessoais. Para exercer seus direitos, você pode entrar em contato conosco por meio do canal de privacidade descrito ao final desta Política, manifestando seu específico interesse.

Por quanto tempo armazenamos os seus dados?

A ATHENA SAÚDE possui regras internas próprias de retenção e descarte de dados pessoais, com as diretrizes para determinar o período de retenção adequado para cada tipo de dado pessoal coletado, considerando a sua natureza, necessidade de coleta e finalidade para a qual ele será tratado. Os seus dados pessoais serão armazenados somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais foram coletados, salvo se houver qualquer outra razão para sua manutenção como, por exemplo, cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, entre outras.

Você tem o direito de solicitar a exclusão dos seus dados, por meio do canal de privacidade descrito ao final desta Política, solicitação que será atendida quando não houver outro motivo legítimo para mantê-los.

Como protegemos os dados?

Qualquer informação fornecida por você será coletada e protegida de acordo com os mais rígidos padrões de segurança. Para tanto, a ATHENA SAÚDE adota diversas precauções e controles, em observância às diretrizes sobre padrões de segurança da informação estabelecidas nas legislações, normas técnicas e regulamentações aplicáveis.

A ATHENA SAÚDE segue protocolos razoáveis para proteger os dados pessoais, entretanto não podemos garantir total segurança das informações, já que, a qualquer momento, diversos fatores externos podem comprometer a segurança dos dados armazenados. De qualquer forma, na remota hipótese de incidência de episódios desta natureza, a ATHENA SAÚDE garante o pleno esforço para mitigar e remediar eventuais consequências do evento.

Quais os canais de comunicação com a ATHENA SAÚDE?

Para fazer perguntas, comentários, denúncias e/ou outras comunicações sobre esta Política de Privacidade, sobre nossas práticas ou para exercer seus direitos como titular de dados pessoais, entre em contato conosco por meio do e-mail ou endereço abaixo indicado:

Canal de Privacidade:

ATHENA SAÚDE BRASIL S.A. (ATHENA SAÚDE)

Endereço: Av. Doutora Ruth Cardoso, nº 8501, 18º andar, na cidade de São Paulo, SP, CEP 05.425-070.

E-mail de Privacidade: lgpd@athenasaude.com.br

Encarregado pelo tratamento de dados pessoais: Lauri Romario Silva Advogados Associados, pessoa jurídica inscrita no CNPJ sob o nº 23.843.434/0001-59, e-mail dpo@lauriromariosilva.com.br

Para solicitar atendimento e/ou suporte sobre nossos aplicativos, entre em contato conosco por meio do telefone Humana Saúde Nordeste (Piauí (86) 3221-1000 - Maranhão (98) 3334-6000 e Rio Grande do Norte 4220-4220), Humana Saúde (0800 600 0055) e São Bernardo Samp (27) 3061-8700), pelo e-mail mkt@athenasade.com.br ou pelos canais de contato disponíveis em nossos aplicativos, nos seguintes horários 8-18h.

Gestão da Política de Privacidade:

A ATHENA SAÚDE se reserva ao direito de, a seu exclusivo critério, modificar, alterar, acrescentar ou remover partes desta Política de Privacidade, a qualquer momento. Recomendamos que você verifique esta Política toda vez que navegar em nossos aplicativos.

Esta Política de Privacidade foi alterada pela última vez e publicada em nossos aplicativos em 19 de dezembro de 2024.

ATHENA SAÚDE BRASIL S.A. (ATHENA SAÚDE)

Aplicativos: (Humana Saúde Nordeste, Humana Saúde e São Bernardo Samp)